Entenda como o planejamento e controle da produção pode ser uma ferramenta importante para seu empreendimento
O planejamento, programação e controle da produção é a parte fundamental da gestão de grandes setores industriais. Com o PPCP é possível prever, controlar e impulsionar o uso eficiente de recursos utilizados na produção e que podem causar um grande impacto nas operações quando não gerenciado de maneira correta.
A gestão de recursos trabalha o fluxo de matérias e as informações sobre demanda de produção, estoque, expedição, logística e principalmente permite a interação dos demais setores da empresa, como o financeiro, comercial e marketing. Este sistema possibilita o controle assertivo de todo o processo mais o alcance de metodologias inovadoras para empreendimento.
​
Para Corrêa e Corrêa (2000) o PPCP tem como objetivo geral de garantir que a produção ocorra de forma eficaz, através dos recursos produtivos na quantidade adequada, no momento certo e no nível de qualidade adequado.
Indo um pouco mais a fundo, podemos entender o significado detalhado de cada sigla de PPCP, são elas:
​
-
P – Planejamento da Produção: É a etapa que nos mostra as atividades necessárias para ir de um ponto a outro de acordo com as metas traçadas. O planejamento é o direcionador da produção.
-
P – Programação da Produção: Onde é determinado o cronograma detalhado da produção por um período de tempo que pode ser de semanas, dias, meses ou anos.
-
C – Controle da Produção: Abrange todas as atividades que visam à coleta dos dados reais do processo produtivo com a finalidade de determinar desvios e possibilitar ações preventivas e/ou corretivas.

O enfoque do PPCP é coordenar o processo produtivo, transformando informações em resultados de forma a satisfazer os consumidores com produtos e serviços de alta qualidade gerando lucros para negócio.

Quer saber mais sobre a importância desse processo e seus benefícios?
Selecionamos 4 pontos importantes de acordo com uma das maiores empresas Brasileiras de tecnologia e sistema Totvs ERP, confira as dicas!
1. Participação das áreas no planejamento e controle de produção
A interação com os setores e o PCP faz com o que o alinhamento esteja harmonizado com os objetivos gerencias, por exemplo: o departamento de vendas conta com um PCP baseado em pesquisas e previsões de mercado, enquanto o setor de compras faz um planejamento estratégico que prioriza a reposição de insumos e matéria-prima.
​
2. Vantagens estratégicas do planejamento de produção
O desempenho produtivo tende a crescer consideravelmente, uma vez que o gestor e os colaboradores têm acesso a dados mais estruturados e organizados. Dessa forma, cada processo começa e termina no momento certo, metodologia conhecida como Just In Time.
​
3. Produção ininterrupta
Ao trabalhar com uma produção enxuta e controlada, é possível programar uma rotina que não sofra com grandes paralisações, diminuição considerável em desperdícios, controle de risco e prevenção contra possíveis gargalos, tudo somado com uma boa gestão da qualidade.
​
4. Entregas de acordo com os prazos
Evitando um dos maiores problemas na gestão da produção, a falha no cumprimento correto de prazos, o que impacta diretamente na relação com fornecedores e clientes. Por consequência, isso pode causar grande prejuízo à empresa.
Não deixe de fazer o planejamento e o controle da produção do seu negócio, para você conseguir ficar um passo a frente dos seus concorrentes.
Para saber mais sobre o tema, separamos alguns artigos para te auxiliar:
-
Implantação do planejamento e controle da produção em pequenas e médias empresas, disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0228.PDF.
-
“Planejamento agregado da produção em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso”. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2006_tr450301_413.pdf.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
​
CORRÊA, Henrique; CORRÊA, Carlos. Administração da produção e operações: manufatura e serviços, uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2000.
SLACK Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de planejamento e controle da produção. 2. ed. São Paulo Atlas. 2010.
​
Gricia Graziele / Verônica / Renata / Igor / Nicole - Autores - Alunos GNI