Quais as vantagens de um Estoque de Segurança?
O estoque de segurança é destinado a minorar os efeitos de variações, do consumo médio mensal e do tempo de reposição. Ele consiste em determinar uma reserva de estoque que equilibre tanto os custos de oportunidade das possíveis faltas de estoque como os custos de estocagens de maiores quantidades de materiais no almoxarifado.
Estimar esse estoque ajuda na compensação de incertezas específicas ao fornecimento e demanda e permite manter um fluxo regular de produção.

Essa estimativa traz inúmeras vantagens para sua empresa. Abaixo falaremos um pouco dessas vantagens:
Melhoria da gestão de estoque:
Não perder vendas; Impedir problemas no fluxo de produção; Evitar gastos extras para garantir a entrega.
Cumprir os prazos de entrega estabelecidos:
A partir do momento em que sua empresa tem uma melhor gestão do estoque ela consegue ser mais assertiva nos prazos de entregas estabelecidos ao cliente, gerando assim o cumprimento de prazos o que aumenta a fidelidade e a Satisfação dos Clientes;
Custos de armazenagem reduzidos:
O Cálculo do estoque permite que a empresa tenha uma noção dos produtos que tem maior e menor saída. Ter essa noção é essencial para gerar estratégias de venda e assim trazer mais rotatividade para o estoque. Isso possibilita que menos produtos fiquem sem saída e, consequentemente, diminui os custos de armazenagem.
Mais atenção se os produtos são perecíveis ou sazonais:
Ter esse cuidado e atenção evita desperdícios e gastos desnecessários, gerando assim mais circulação dos produtos.
Melhoria da gestão e redução de gargalos:
Com a Melhora da gestão e redução de gargalos é possível que sua empresa consiga destinar recursos para investir em áreas estratégicas para o negócio.
Como calcular o estoque de segurança simples?
Agora que já entendemos as vantagens do estoque de segurança, vamos entender como calculá-lo.
Inicialmente, é necessário conhecer a demanda da empresa, levando em conta o tempo que os produtos demoram para chegar dos fornecedores e o quanto leva para eles serem vendidos. Assim, é possível determinar qual mercadoria precisa de estoque e aquelas que não têm necessidade.
Outro ponto que se deve considerar para fazer esse cálculo é o Lead Time (tempo de entrega), um dos conceitos mais importantes da logística, ele diz respeito ao tempo entre a chegada de um pedido feito por um cliente até a entrega. Se certo produto for muito variável e tem um tempo de entrega alto do fornecedor, já sabemos que esse produto necessita de um estoque de segurança para garantir um crédito da sua empresa frente aos clientes.
Agora o cálculo:
O cálculo de estoque é bem simples, porém deve ser realizado com cuidado e individualmente para cada produto. Importante sempre manter esse cálculo atualizado levando em consideração os períodos sazonais de maior e menor saída do produto, para ter uma noção de quando seu estoque deve ter maior e menor atenção.

O cálculo: Imagine que Sua empresa vende cerca de 100 peças por dia e o lead time é de 3 dias. Então o Estoque de Segurança é 100 x 3 = 300. Ou seja, você precisa ter no mínimo 300 peças no seu estoque de segurança.
Viu como é bem simples fazer o cálculo de estoque? Então não deixe de utilizar esse método no seu empreendimento.
Gricia Graziele / Verônica / Renata / Igor / Nicole - Autores - Alunos GNI