Gatilhos Mentais: O Que São e Como Aplicar a Persuasão em Sua Estratégia
Imagine a seguinte situação: Após anos na mesma empresa, durante um período de crise você é mandado embora ou até mesmo se demite, pois não aguenta mais realizar aqueles trabalhos. A consequência de ambas as situações é muitas vezes ir para o empreendedorismo.
Neste artigo, vamos mostrar como você pode aplicar os conceitos da persuasão de Robert B. Cialdini no seu negócio e aumentar suas vendas!
Utilizamos como fonte de informação o livro “As armas da persuasão” do próprio autor Robert B. Cialdini.

1 - REGRA DA RECIPROCIDADE
O velho “é dando que se recebe”...
Esta é uma tática apreciada e rentável de certos profissionais da persuasão.
Esta regra requer que uma pessoa tente retribuir, na mesma moeda, o que outra pessoa lhe ofereceu. Ao obrigar o beneficiário de um ato a retribuí-lo no futuro, a regra permite que um indivíduo dê algo a outro com a certeza que não sairá perdendo.
Como você pode levar esta regra para o seu negócio? É simples, dando algo de “graça” para seu cliente antes. Mas calma! Não precisa ficar endividado para cumprir esta regra, este algo gratuito pode ser em forma de conhecimento. Por exemplo: um vídeo na rede social da sua empresa explicando algo relevante de acordo com o seu negócio. O resultado será um cliente engajado com as suas postagens e possivelmente comprando seus serviços e produtos.
2 - REGRA DO COMPROMISSO E COERÊNCIA
Como diria Leonardo da Vinci: É mais fácil resistir no princípio do que no final.
Os psicólogos reconhecem um desejo na maioria das pessoas de serem e parecerem coerentes com suas palavras, crenças, atitudes e ações. Dentro do domínio da persuasão, o segredo é assegurar um compromisso inicial. Após tomarem uma posição, as pessoas ficam mais dispostas a concordar com pedidos que sejam compatíveis com o compromisso anterior.
Acredito que esta regra fica mais fácil dando um exemplo, então vamos lá!
Como você pode levar esta regra para o seu negócio? Bom, para isso vamos pegar o exemplo da Mary, que trabalha vendendo doces pelo Instagram. Ela pode aplicar este método realizando um story com uma simples enquete “Você gosta de doces?” e abaixo as opções “sim” ou “não”
Após isso, Mary cria outro story dizendo o seguinte: “Se vocês responderam “sim”, dê uma olhada nos nossos mais novos doces feitos com carinho e dedicação!!”
A pessoa que respondeu “sim” na enquete, será fortemente tentada a olhar os novos doces por conta do princípio do compromisso e coerência. Se ao invés disso fosse feito apenas o segundo story solicitando apenas para a pessoa ver os doces, o impacto seria diferente.
Dentro do domínio da persuasão, o segredo é assegurar um compromisso inicial.
3 - REGRA DA APROVAÇÃO SOCIAL
“Onde todos pensam igual, ninguém pensa muito”
- Walter Lippmann
O princípio da aprovação social afirma que um meio importante que as pessoas usam para decidir em que acreditar ou como agir em uma situação é observar em que outras pessoas estão acreditando ou o que estão fazendo.
Esta lei (assim como as outras que foram e serão apresentadas) pode ser aplicadas de diversas formas no seu negócio, mas vamos citar apenas alguns exemplos
Então vamos lá!
Como este princípio pode ser utilizado no seu negócio? Bom, continuando com o exemplo da Mary, a mesma pode pagar para os chamados influenciadores digitais do Instagram (que são pessoas com bastantes seguidores e engajamento na rede) para eles divulgarem o seu produto e indicá-lo ao público que o segue.
Mas como nem todos tem essa condição, ela também poderia oferecer desconto de 20% na próxima compra para os clientes que divulgarem no próprio Instagram o doce com algum prestígio a loja.
Tudo isso faz com que os usuários do Instagram observem as pessoas aderindo ao produto da Mary, aplicando assim o princípio da aprovação social.
4 - REGRA DA AFEIÇÃO
“A tarefa principal de um advogado de acusação é fazer com que o corpo de jurados goste de seu cliente.”
- Clarence Darrow
As pessoas preferem dizer “sim” a indivíduos que conhecem e de quem gostam. Reconhecendo essa regra, os profissionais da persuasão costumam aumentar sua eficácia enfatizando diversos fatores que aumentam a sua atratividade.
Um fator que influencia a afeição é a semelhança. Gostamos de pessoas que sejam iguais a nós e estamos mais dispostos a dizer “sim” aos seus pedidos, muitas vezes de forma impensada.
O aumento da familiaridade por meio do contato repetido com uma pessoa ou objeto é outro fator que costuma promover afeição, sobretudo se está relação ocorre sob circunstâncias positivas.
Como Mary poderia aplicar este princípio no seu negócio?
Bom, ela poderia criar conteúdo reforçando a semelhança dela com a dos seus seguidores. Além disso, realizar fotos de pessoas comendo o seu doce durante o horário de almoço no trabalho, mostrando o processo de como é produzido seus doces. Assim, se cria familiaridade e uma imagem positiva de seu produto.
5 - REGRA DA AUTORIDADE
Podemos observar sinais de fortes pressões em nossa sociedade pelos pedidos de uma autoridade em determinado assunto. Bom, obedecer às prescrições de uma autoridade genuína costuma ser benéfico, devido aos altos níveis de conhecimento e sabedorias que esses indivíduos geralmente possuem.
Entretanto, devemos nos atentar se as autoridades são realmente especialistas e honestas para não perdemos tempo com quem se diz líder.
Mas e a Mary, o que ela pode tirar deste princípio?
Percebemos que o papel da autoridade é de grande importância, portanto Mary deve adquirir o mesmo se qualificando e especializando cada vez mais em produzir doces e aperfeiçoando cada vez mais. E claro, ela deve mostrar isso ao seu público! Este papel de autoridade é construído com o tempo, mas quando estabelecido, gera uma credibilidade inabalável.
6 - REGRA DA ESCASSEZ
De acordo com o princípio da escassez, as pessoas atribuem mais valor a oportunidades quando estas estão menos disponíveis.
A escassez é válida por alguns motivos, dois deles são: coisas difíceis de obter costumam ser mais valiosas. O segundo é que somos mais atraídos por recursos escassos quando competimos por eles com outros.
A essa altura, você já deve imaginar como a Mary vai utilizar desta lei, não é?
Mas vamos ao exemplo!
Mary pode criar uma promoção de doces valendo apenas por determinado período. Uma boa estratégia, seria lançar esta promoção durante datas comemorativas, como o dia das mães, páscoa, etc. Desta forma, os seus clientes só teriam aquele período para presentear alguém com uma incrível oportunidade de não pagar tanto por isso!
Este artigo ajudou muito a Mary, e espero que tenha te ajudado de alguma forma também!!
Adquira já o seu livro: https://www.amazon.com.br/As-armas-persuas%C3%A3o-Robert-Cialdini/dp/8575428098
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
​
CIALDINI, Robert B. As armas da persuasão, Editora Sextante, 2012.
​
Gabriel Xavier / Guilherme Garcias / Guilherme Cavalaro / Mariana / Wellington - Autores - Alunos GNI